quinta-feira, 8 de maio de 2014

O segmento de produção de alimentos fora do lar é representado por bares,restaurantes, lanchonetesbuffet, cozinhas industriais, Self - service  etc. O segmento apresenta grande crescimento; estima-se que, no Brasil, uma em cada cinco refeições é feita fora de casa.
Apesar de a tecnologia moderna possibilitar a produção de alimentos seguros, nas três últimas décadas, o número de doenças veiculadas por alimentos tem aumentado consideravelmente. Isto por que, se cuidados básicos não forem tomados, eles poderão sofrer contaminações, seja na preparação para o transporte, seja no recebimento, no armazenamento ou, ainda, na manipulação final, antes de serem consumidos.

Nesta área o treinamento do manipulador é essencial, pois será ele o elemento central de qualquer sistema de segurança, é ele quem faz a qualidade do produto.
Mas isso não depende exclusivamente do manipulador, ou seja, da pessoa que fará os alimentos. O gerente participara ativamente deste processo, visto que ele exerce uma função de grande responsabilidade, pois a qualidade dos alimentos depende de medidas gerenciais implementadas por ele.

Além de conhecer a fundo os procedimentos das boas práticas de fabricação dos alimentos, ele precisa dominar as operações que ocorrem dentro e fora do ambiente de trabalho, como: seleção e controle da saúde do pessoal, escolha e aquisição de matéria-prima, armazenamento, calibragem dos equipamentos, treinamento dos manipuladores, controle integrado de ''pragas'' e muitos outros.


Fica, então, evidente, a importância fundamental da capacitação do manipulador e do gerente para que tenham condições de produzir e oferecer alimentos inócuos a um consumidor cada vez mais exigente.

0 comentários:

Postar um comentário